ESTATUDO DO CLUBE DE DESBRAVADORES
Material Oficializado pela Divisão
Sul-Americana da IASD
Artigo I Nome
O
Programa, chamado de Clube de Desbravadores destina-se essencialmente ao
ministério total a jovens de 10 a15 anos na igreja Adventista do Sétimo Dia, e
patrocinado pelo Departamento de Jovens.
Artigo II Objetivo
Os objetivos do Clube de
Desbravadores são:
1.
Trabalhar
com vistas e levar cada desbravador a comprometer-se com o senhor
2.
Prover
um programa atraente de conquista, centralizado na igreja
3.
Envolver
os pais e jovens mais velhos na participação da organização das atividades da
igreja para os jovens
4.
Encorajar
os desbravadores a descobrirem seu potencial concedido por Deus no serviço aos
outros.
5.
Fortalecer
o desenvolvimento harmônico das capacidades física, social, intelectual, e
espiritual do desbravador.
6.
Oferecer
oportunidade para o desenvolvimento das capacidades de liderança
7.
Prover,
por meio do estudo da natureza, uma apreciação pelo amor de Deus.
Artigo III Organização
O
diretor de jovens da associação/missão é o diretor de todas as atividades dos
desbravadores realizadas na área da associação/missão. Seu conselho pode ser
solicitado com respeito a qualquer atividade do clube. Ao planejar grandes
eventos, ele deve ser comunicado e convidado a participar. Nas áreas grandes, o
coordenador regional pode ser nomeado pela associação/missão para atuar em nome
do diretor de jovens da associação/missão a quem se reporta diretamente
Na
igreja local onde há clube para juvenis e adolescentes, o diretor
administrativo dos desbravadores deve atuar como coordenador e representa-lo nas
reuniões da comissão da igreja local. O diretor do clube deve ser um adulto que
esteja vitalmente interessado nos jovens e que tenha uma compreensão empática
pelas necessidades das crianças e dos jovens. Sempre que possível, o diretor
deve ser pelo menos um Líder ou fazer um curso de Treinamento Básico para
diretoria dos Desbravadores. Ele deve ter muito conhecimento, ser entusiasta e
deve ser membro regular da IASD. Todas as atividades do clube estarão sob sua
supervisão e ele deve convocar, organizar ou providenciar reuniões para o
clube.
Artigo IV Eleição
dos oficiais e membros da Diretoria
Seção 1 Os
oficias do clube serão um diretor administrativo, um diretor do clube, dois ou
mais diretores associados, secretario e tesoureiro (essa função pode ser
ocupada pelos diretores associados) A diretoria incluirá conselheiros e
instrutores quando necessários.
Seção 2 O
diretor administrativo e/ou diretores do clube serão nomeados pela comissão da igreja ou igrejas patrocinadoras
Seção 3 Os
diretores associados serão nomeados pelos diretores e aprovados pela comissão
da igreja.
Seção 4 O
secretario e tesoureiro serão nomeados a critério dos diretores, e aprovados
pela comissão da igreja.
Seção 5 Os
conselheiros e instrutores serão nomeados ou substituídos pelo diretor do
clube, em consulta com os diretores associados (comissão executiva)
Seção 6 A
diretoria dos desbravadores será constituída pelos elementos acima.
Artigo V Deveres dos oficiais e da Diretoria
Seção 1 Diretor
administrativo é o coordenador do clube dos juvenis e adolescentes. Ele
representa a igreja na organização dos desbravadores e é um membro da comissão
da igreja. Coordena todas as atividades na organização dos desbravadores.
Seção 2 Diretor - Toda a atividade do
clube estará debaixo de sua supervisão. O presidente das comissões será
apontado pelo diretor após uma consulta com os diretores associados ou com a
comissão executiva.
Seção 3
Diretores Associados - Assistirão o diretor e o substituirão durante sua ausência.
Podem ser designados a cuidar dos seguintes deveres: Classes JÁ, secretário ou
tesoureiro, jogos, acampamento, especialidade e habilidade criativas, música,
equipamento dos desbravadores, natureza, capelão, transporte, eventos
especiais, etc.
Seção 4 Secretário - Enviar mensalmente
relatórios para o departamento JÁ da Associação. É responsável por toda
correspondência do clube. Tomar nota das reuniões bem como por relatórios
pessoais ou qualquer um outro necessário para um bom andamento do clube.
Seção 5 Tesoureiro - Assumirá o encargo de
pagar as despesas, coletar e cuidar de todas as entradas, tais como: taxas,
projetos de levantamento de dinheiro, etc. e apresentar um relatório financeiro
a pedido dos diretores ou associados, e transmitirá as contas e todos fundos
não distribuídos ao seu sucessor.
Ele deverá trabalhar também bem de perto e em harmonia com o tesoureiro da igreja, depositando os fundos na tesouraria da igreja.
Ele deverá trabalhar também bem de perto e em harmonia com o tesoureiro da igreja, depositando os fundos na tesouraria da igreja.
Seção 6 Capelão - Pode ser um diretor
associado ou um pastor. Assistirá o diretor em manter um tom espiritual em cada
clube, conhecer o relacionamento de cada desbravador para com o Senhor e
servirá nas comissões, lidando com as reuniões de culto do clube, nos
acampamentos, trabalho missionário e disciplina
Artigo VI Comissões
Seção 1Seção 1 O clube terá as seguintes comissões:
a) Comissão de Coordenação
(para as igrejas com clubes de juvenis e adolescentes)
b) b) Comissão Executiva
c) c) Comissão Docente
Seção 2 A comissão de coordenação
consiste do diretor administrativo, diretores de clubes, diretores associados,
pastor, secretário, tesoureiro e capelão. A Comissão cujo diretor
administrativo é o presidente, é responsável por todas as atividades dos
Desbravadores.
Seção 3 A comissão executiva
consiste do diretor do clube, diretores associados, pastor, secretário,
tesoureiro e capelão. A comissão, cujo diretor é o presidente, e responsável
por todas as atividades dos desbravadores.
Seção 4 A comissão docente
consiste da comissão executiva, os conselheiros e os instrutores. Os capitães
de unidade podem ser convidados para se reunir com essa comissão.
Artigo VII Quorum
Para qualquer transação de negócio por qualquer uma das comissões
mencionadas, deve estar presente uma maioria dos membros da comissão.
Artigo VIII Reuniões
Seção 1 Reuniões regulares dos
desbravadores deverão ocorrer pelo menos 3 vezes por mês. O tempo e a duração
destas reuniões deverá ser decidido pela comissão executiva e deverá basear-se
nos seguintes modelos
:
:
Modelo A: Esta é conduzida numa
seção de no mínimo 2 horas com cerimônia de abertura e encerramento, marcha,
jogos, curriculum e artes manuais tudo num programa integrado.
Modelo B: É um programa de 2 horas
no mínimo, porém, conduzidos em 2 segmentos separados:
Segmento
1 - 30
minutos à 1 hora de desbravadores no sábado, desenvolvendo companheirismo e
curriculum.
Segmento 2 - 1 hora e meia de desbravadores, no domingo incluindo marcha, jogos, curriculum, artes manuais e cerimônias de abertura e encerramento.
Segmento 2 - 1 hora e meia de desbravadores, no domingo incluindo marcha, jogos, curriculum, artes manuais e cerimônias de abertura e encerramento.
Seção 2 A comissão docente deverá
se reunir i vez por mês de acordo com a notificação.
Seção 3 A comissão executiva deverá ocorrer pelo menos trimestralmente.
Seção 4 O programa anual do clube
dos desbravadores deverá incluir os requerimentos estabelecidos pelo sistema de
pontos do clube pelo departamento dos jovens pela Associação local.
Artigo IX Membros
e Freqüência
Seção 1 Os membros da organização
dos desbravadores juvenis serão restritos aos alunos da 5º série (ou o seu equivalente
para cima).
Seção 2 Os membros da organização
dos desbravadores adolescentes, serão restritos aos alunos da 8º série (ou seu
equivalente para cima).
Seção 3 Serão membros quando preencherem as seguintes especificações:
a. Aceitação
da matrícula.
b. Pagamento da taxa de membros.
c. Uniforme completo.
d. Disposição em aceitar os princípios do Voto e da Lei.
e. Boa vontade em participar em todas as atividades dos desbravadores.
f. Passar um período inicial de aspirante.
b. Pagamento da taxa de membros.
c. Uniforme completo.
d. Disposição em aceitar os princípios do Voto e da Lei.
e. Boa vontade em participar em todas as atividades dos desbravadores.
f. Passar um período inicial de aspirante.
Seção 4 O jovem não adventista que
se conformar com os requerimentos acima expostos, podem ser aceitos como
membros.
Seção 5 A matrícula de novos
membros no clube dos desbravadores será no começo de cada trimestre ou 3 ou 4
vezes marcadas durante o ano.
Seção 6 Deverá ser marcada a presença em todos os programas dos
desbravadores.
Seção 7 s
desbravadores deveriam ter uma presença média de pelo menos 80% em todas as
atividades dos desbravadores.
Seção 8 Todas as ausências
justificadas deverão ser apresentadas por escrito pelos pais ou responsável e
submetida ao diretor do clube.
Seção 9 Qualquer membro que tem 2
ausências injustificadas em qualquer um dos trimestres, será colocado na lista
de suspensão.
Seção 10 Qualquer membro colocado
em suspensão condicional pode ser reintegrado pagando a taxa de matrícula
novamente, como decidido pela comissão executiva.
Seção 11 A presença dos membros suspensos em eventos especiais não será
permitida.Artigo X Unidades de Clubes
Seção 1 Meninos
e meninas são organizados em unidades de preferência de 5 a 8 desbravadores,
com 1 conselheiro como seu líder. Esta divisão de unidades menores permite
melhor ordem e disciplina, e pode-se dar mais atenção individual a cada um de
seus membros. Meninos e meninas devem ser arrolados em unidades separadas.
Seção 2 Oficiais de Unidades:
a. Capitão
de Unidade - Cada unidade dentro do clube com o seu conselheiro, seleciona
um de seus membros para ser seu capitão. O capitão é responsável pela sua
unidade e deverá liderá-la na pontualidade e cooperação em todas as atividades
do clube. Ele deve dar um bom exemplo de conduta durante todo o tempo.
Sugere-se que os capitães de unidade sejam escolhidos em cada 4 ou 6 meses para
dar mais oportunidades aos membros do clube para desenvolverem liderança.
b. Secretário
de Unidade - Cada unidade dentro do clube, juntamente com o seu
conselheiro, escolhe um de seus membros para ser seu secretário. Este oficial
da unidade dos juvenis ou adolescentes será responsável em relatar a presença
dos membros de sua unidade ao secretário do clube. Sugere-se que os secretários
sejam escolhidos em cada 4 ou 6 meses para dar uma oportunidade a outros
membros do clube para o desenvolvimento de liderança.
Seção 3 Uniforme:
a. Uniforme
de Gala - O uniforme oficial dos desbravadores será recomendado pela DSA
para todos os diretivos e membros do clube, e que deverá ser vestido apenas em
reuniões do clube ou outras ocasiões programadas pelo Diretor do clube.
b. Uniforme
de Atividades - Este é recomendado pela Associação para cada membro do
clube e será usado em todas as atividades dos desbravadores estabelecidos pelo
diretor do clube
Artigo XI Finanças do Clube
Seção 1 A taxa de membro anual,
semanal, mensal ou trimestral é estabelecida pela comissão executiva e pagável
quando se preenche a matrícula com o secretário. Esta taxa deverá ser
desenvolvida se a matricula não for aceita.
Seção 2 A reintegração de membro
deverá ser feita com o pagamento da taxa de rematrícula, a qual é determinada
pela comissão executiva.
Seção 3 Uma taxa de seguro anual, individual, deverá se incluído na
matrícula.
Seção 4 As ofertas no dia dos
desbravadores é uma contribuição feita ao clube dos desbravadores local e para
as suas atividades missionárias e outros projetos conforme especificado.
Seção 5 Um relatório financeiro
deverá ser apresentado em toda a reunião da comissão executiva.
Artigo XII Regulamento
O clube deverá ser dirigido por praxes estabelecidas pelo
departamento ministerial da igreja da Associação local dos Adventistas do
Sétimo Dia.
Artigo XIII Correções
Esta constituição pode ser emendada por 2/3 de votos da comissão
docente dos desbravadores, todavia, se torna efetiva somente depois de aprovada
pela comissão da Associação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário